Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Natal na Copa do Mundo 2014

Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado

Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, mais conhecido como "Machadão", foi um estádio de futebol de Natal.
Além de receber partidas de futebol do Campeonato Potiguar, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, o Machadão recebia em seus arredores o Carnatal, o Kartódromo e, periodicamente, showscircos e parques de diversão. Projetado pelo arquiteto Moacyr Gomes da Costa, era considerado um dos mais belos do Brasil, tanto que foi chamado pelo então governador do estado Cortez Pereira de: "um poema de concreto".

Foi batizado inicialmente com o nome de Estádio Humberto de Alencar Castelo Branco e conhecido simplesmente como Castelão. Somente em 1989 teve seu nome alterado para Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, em homenagem ao ex-presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol.

O estádio Machadão (juntamente com o ginásio Machadinho) foi demolido em 21 de outubro de 2011. Em seu lugar será construída a Arena das Dunas, que sediará quatro jogos da Copa do Mundo de 2014.

Demolição

    Arena das Dunas
O complexo Arena das Dunas é um estádio de futebol em fase de construção. O espaço é referente a Copa do Mundo FIFA de 2014, a ser realizada no Brasil, tendo em vista a escolha da cidade como uma das sedes que irão receber partidas de futebol do evento. O estádio, que foi projetado pela norte-americana Populous, está sendo construído através de uma Parceria Público-Privada entre a construtora
OAS Engenharia e o Governo do Estado do RN, no mesmo local onde se localizavam o estádio Machadão e o ginásio Machadinho que foram demolidos para a construção da Arena.

A capacidade será de 42.000 espectadores, mas contará com arquibancadas flexíveis durante o mundial de futebol, podendo ser expandida para 45 mil assentos. 
O estádio venceu o 6º Prêmio de Arquitetura Corporativa na categoria Obra Pública e o prêmio Master. É tido como o mais importante da categoria na América Latina. É também, segundo a revista Veja, o estádio mais "verde" e "sustentável" entre os projetados para a Copa de 2014.
Ao redor do estádio, serão construídos alguns equipamentos, tais como um shopping center, bem como prédios comerciais, hotéis de padrão internacional, anfi-teatro, bosque, um lago artificial. 
Seu espaço interno contará com 24 bares e concessões, escritórios, áreas comerciais, espaço lounge e lounge VIP, com espaço para restaurantes, lojas e eventos. Além disso, o estádio terá amplo estacionamento, com 2.616 vagas, sendo 557 internas e 2.059 externas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário