Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O PÔR DO SOL

                   Um dos mais belos pôr do sol do país


O sol sai de cena mais brilhante do que quando nasce. Não precisa de grandes explicações científicas e geográficas para se constatar isso; basta escolher o lugar certo para apreciar um dos mais bonitos e tradicionais fenômenos da natureza. Em Natal, o cenário perfeito é conhecido desde que a cidade nasceu: o Rio Potengi continua oferecendo o melhor encontro de luzes, cores e sombras quando o sol se põe.

O pôr-do-sol no Rio Potengi sob a imagem da Pedra do Rosário é um dos mais belos encantos que Natal pode oferecer. Não deixe de visitar esse ponto turístico quando passar pela cidade.

Ponte Newton Navarro

E assim, o sol "mergulha" nas águas no ritmo do saxofone tocado  dentro de uma pequena canoa no Rio Potengi. Todos ficam em silêncio diante da bela cena!!

Parque da Cidade

Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte
 Este parque, com 64 hectares de área preservada, abriga o Memorial da Cidade.

 Projetado por Oscar Niemayer. O parque possui além do mirante que permite um visão ampla de toda a cidade, também um memorial multi-mídia da cidade, desde os tempos pré-históricos aos dias atuais; tem biblioteca, auditório, restaurante, escola de educação ambiental, posto florestal, sistema de circulação de pedestres ciclistas e veículos, além de trilhas ecológicas.

O nome do parque foi dado pelo prefeito Carlos Eduardo em homenagem ao arcebispo Emérito de Natal, Dom Nivaldo Monte, falecido em novembro de 2006. 
Uma das finalidades do Parque da Cidade visa à utilização de forma racional da área que é uma das principais fontes de recarga do aquífero de Natal, que tem 70% do seu abastecimento por água do subsolo.

Além desta belíssima obra, Oscar Niemayer deixa seu traço no Presépio de natal e no marco zero da BR-101 em Touros.

Presépio de natal
Monumento projetado pelo renomado que foi inaugurado no ano de 2006 no bairro de Candelária, Zona Sul de Natal, para ser um dos atrativos turísticos e uma opção para feiras e eventos culturais da cidade.

Marco zero da BR-101 em Touros.
 Aqui começa a BR-101, uma das maiores rodovias do Brasil, Atravessa doze estados brasileiros, segue no sentido norte-sul por praticamente todo o litoral leste brasileiro, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, com extensão total de 4.551,4 km.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Natal

Orgulho de ser Potiguar

Um pouco dos 400km de lindas praias

PRAIAS DE NATAL

Não deixe de passear bastante pela região. As praias são bem variadas, você vai encontrar lugares tranquilos, bem frequentados, com opções de entretenimento durante o dia ou festas à noite. Não vão faltar opções de diversão e nem paisagens maravilhosas!


Praia de Genipabu
Dromedários nas dunas de Genipabu


Dunas de Genipabu

Praia de Ponta Negra
Praia de ponta negra. A mais famosa de Natal.
Ao fundo o "Morro do Careca", cartão postal da cidade.

PRAIA DO FORTE
Praia do forte. Ao fundo Ponte Newton Navarro sobre o Rio Potengi.

Praia do Meio


Praia dos Artistas

Praia da Redinha Velha
Quiosques na Praia da Redinha

Navio de cargueiro indo para o Porto de Natal

Praia da Redinha Nova
Barraca Babilônia - Praia da Redinha nova

Praia Santa Rita

Praia de Pitangui

Praia da Pipa

Falésias da Praia da Pipa 




quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Parque das Dunas

Parque das dunas

Criado em 1977 como a primeira unidade de conservação do Rio Grande do Norte, o Parque Estadual das Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves”, possui uma área de 1.172 hectares.

Reconhecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como parte integrante da reserva da biosfera da mata atlântica brasileira, o Parque das Dunas é considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil, exercendo fundamental importância para a qualidade de vida da população natalense, contribuindo tanto na recarga do lençol freático da cidade, quanto na purificação do ar.

Seu ecossistema de dunas é rico e diversificado, abrigando uma fauna e flora de grande valor bioecológico, que inclui diversas espécies em processo de extinção.

Alguns exemplares da fauna nativa


A cobertura vegetal do Parque das Dunas é representada, em sua maior parte, pela mata de duna litorânea, caracterizada por espécies herbáceas, arbustivas e arbóreas, registrando ainda a ocorrência de praias e sopés de dunas, e formação vegetal tabuleiro litorâneo. Nela predominam espécies peculiares da mata atlântica, além de algumas espécies de caatinga e tabuleiro, com destaque para a amescla-de-cheiro, antúrio selvagem e pau brasil, as quais conferem ao ambiente grande diversidade e exuberância. Sua flora reúne mais de 270 espécies arbóreas distintas e 78 famílias, representada por mais de 350 espécies nativas.
O Parque das Dunas tem por objetivo garantir a preservação e conservação dos ecossistemas naturais englobados; proteger os recursos genéticos; possibilitar a realização de estudos, pesquisas e trabalhos de interesse científico; preservar sítios de valor histórico, arqueológico e geomorfológico; além de oferecer condições para o lazer, o ecoturismo e a realização de atividades educativas e de conscientização ecológica.


Os brinquedos para as crianças, distribuídos em vários pontos do parque, foram todos renovados e recebem manutenção constantemente.
O parque dispõe de pista para Cooper e ciclismo, além de aparelhos de ginástica. 
Os interessados em manter os hábitos saudáveis, vão ter a oportunidade de usufruir das trilhas, quatro por dia. Duas delas na parte da manhã (8h e 8h30) e duas à tarde (14h e 14h30).
Piqueniques entre famílias e amigos também são constantes no local .





O setor de uso público e porta de entrada para o Parque das Dunas é o “Bosque dos Namorados”, ocupando uma área aproximada de sete hectares, com mais de mil e trezentas árvores nativas da mata

atlântica. No Bosque dos Namorados localizam-se a sede administrativa do Parque das Dunas, centro de visitantes, biblioteca, centro de pesquisas, viveiro, unidade de mostra de vegetação, anfiteatro pau brasil, folha das artes, lago artificil, posto de comando ambiental, parque infantil e anel viário para atividades físicas e caminhadas.