quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Parque das Dunas

Parque das dunas

Criado em 1977 como a primeira unidade de conservação do Rio Grande do Norte, o Parque Estadual das Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves”, possui uma área de 1.172 hectares.

Reconhecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como parte integrante da reserva da biosfera da mata atlântica brasileira, o Parque das Dunas é considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil, exercendo fundamental importância para a qualidade de vida da população natalense, contribuindo tanto na recarga do lençol freático da cidade, quanto na purificação do ar.

Seu ecossistema de dunas é rico e diversificado, abrigando uma fauna e flora de grande valor bioecológico, que inclui diversas espécies em processo de extinção.

Alguns exemplares da fauna nativa


A cobertura vegetal do Parque das Dunas é representada, em sua maior parte, pela mata de duna litorânea, caracterizada por espécies herbáceas, arbustivas e arbóreas, registrando ainda a ocorrência de praias e sopés de dunas, e formação vegetal tabuleiro litorâneo. Nela predominam espécies peculiares da mata atlântica, além de algumas espécies de caatinga e tabuleiro, com destaque para a amescla-de-cheiro, antúrio selvagem e pau brasil, as quais conferem ao ambiente grande diversidade e exuberância. Sua flora reúne mais de 270 espécies arbóreas distintas e 78 famílias, representada por mais de 350 espécies nativas.
O Parque das Dunas tem por objetivo garantir a preservação e conservação dos ecossistemas naturais englobados; proteger os recursos genéticos; possibilitar a realização de estudos, pesquisas e trabalhos de interesse científico; preservar sítios de valor histórico, arqueológico e geomorfológico; além de oferecer condições para o lazer, o ecoturismo e a realização de atividades educativas e de conscientização ecológica.


Os brinquedos para as crianças, distribuídos em vários pontos do parque, foram todos renovados e recebem manutenção constantemente.
O parque dispõe de pista para Cooper e ciclismo, além de aparelhos de ginástica. 
Os interessados em manter os hábitos saudáveis, vão ter a oportunidade de usufruir das trilhas, quatro por dia. Duas delas na parte da manhã (8h e 8h30) e duas à tarde (14h e 14h30).
Piqueniques entre famílias e amigos também são constantes no local .





O setor de uso público e porta de entrada para o Parque das Dunas é o “Bosque dos Namorados”, ocupando uma área aproximada de sete hectares, com mais de mil e trezentas árvores nativas da mata

atlântica. No Bosque dos Namorados localizam-se a sede administrativa do Parque das Dunas, centro de visitantes, biblioteca, centro de pesquisas, viveiro, unidade de mostra de vegetação, anfiteatro pau brasil, folha das artes, lago artificil, posto de comando ambiental, parque infantil e anel viário para atividades físicas e caminhadas.   

Um comentário: