Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado
O Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, mais conhecido como "Machadão", foi um estádio de futebol de Natal.
Além de receber partidas de futebol do Campeonato Potiguar, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, o Machadão recebia em seus arredores o Carnatal, o Kartódromo e, periodicamente, shows, circos e parques de diversão. Projetado pelo arquiteto Moacyr Gomes da Costa, era considerado um dos mais belos do Brasil, tanto que foi chamado pelo então governador do estado Cortez Pereira de: "um poema de concreto".
Foi batizado inicialmente com o nome de Estádio Humberto de Alencar Castelo Branco e conhecido simplesmente como Castelão. Somente em 1989 teve seu nome alterado para Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, em homenagem ao ex-presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol.
O estádio Machadão (juntamente com o ginásio Machadinho) foi demolido em 21 de outubro de 2011. Em seu lugar será construída a Arena das Dunas, que sediará quatro jogos da Copa do Mundo de 2014.
Demolição
Arena das Dunas
O complexo Arena das Dunas é um estádio de futebol em fase de construção. O espaço é referente a Copa do Mundo FIFA de 2014, a ser realizada no Brasil, tendo em vista a escolha da cidade como uma das sedes que irão receber partidas de futebol do evento. O estádio, que foi projetado pela norte-americana Populous, está sendo construído através de uma Parceria Público-Privada entre a construtora
OAS Engenharia e o Governo do Estado do RN, no mesmo local onde se localizavam o estádio Machadão e o ginásio Machadinho que foram demolidos para a construção da Arena.
A capacidade será de 42.000 espectadores, mas contará com arquibancadas flexíveis durante o mundial de futebol, podendo ser expandida para 45 mil assentos.
O estádio venceu o 6º Prêmio de Arquitetura Corporativa na categoria Obra Pública e o prêmio Master. É tido como o mais importante da categoria na América Latina. É também, segundo a revista Veja, o estádio mais "verde" e "sustentável" entre os projetados para a Copa de 2014.
Ao redor do estádio, serão construídos alguns equipamentos, tais como um shopping center, bem como prédios comerciais, hotéis de padrão internacional, anfi-teatro, bosque, um lago artificial.
Seu espaço interno contará com 24 bares e concessões, escritórios, áreas comerciais, espaço lounge e lounge VIP, com espaço para restaurantes, lojas e eventos. Além disso, o estádio terá amplo estacionamento, com 2.616 vagas, sendo 557 internas e 2.059 externas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário