quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Farol de Mãe Luíza

Farol de Mãe Luíza
Localizado no bairro de Mãe Luíza  o farol marítimo, que recebe o mesmo nome da velha parteira que também deu nome ao bairro, foi inaugurado em 1951 e possui uma torre de 37 metros de altura com 150 degraus em espiral. A recompensa pelo esforço da subida é uma das mais belas vistas da cidade e praias vizinhas. 

Escadaria 

A lanterna no alto da torre funciona com energia elétrica e o seu facho tem um alcance de 44 km, em caso de falta de energia o sistema alternativo de gás, operado manualmente, entra em funcionamento.

Quando o Farol Natal (Farol de Mãe Luíza) foi inaugurado, há pouco mais de meio século atrás, concomitantemente, foi desativada a luz do Farol Reis Magos, depois de ter prestado quase um século de bons serviços à segurança dos navegadores.

Desde o ano de 1858, o Porto de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte, contava com a presença do Farol Reis Magos, situado próximo a Fortaleza dos Reis magos, à margem esquerda do rio Potengi, assim como a duas milhas de sua foz. 
Era um farol de médio porte, com precários recursos de visibilidade e alcance luminoso, que merecia ser substituído desde a década de 1940. E, paralelamente, a cidade se expandia, aumentando as exportações de açúcar, algodão, cana-de-açúcar e sal. O farol é até hoje utilizado para orientar os navios na costa de Natal.
No ano de 1948, a Diretoria de Hidrografia e Navegação aprovou a edificação de um novo farol. O local escolhido foi uma área de dunas cedida pela Prefeitura - em um bairro da cidade chamado Mãe Luíza, o qual tem seu nome em homenagem a uma velha parteira que também deu seu nome ao farol.

Durou cerca de dois anos a construção da torre de alvenaria do Farol Natal. A sua lanterna, confeccionada pela Oficina de Faróis da Diretoria de Navegação, na ilha de Mocanguê Grande no Rio de Janeiro, possui uma seção horizontal, com a forma de um polígono de 18 lados, inscrita em um círculo com 2,60 metros de diâmetro.


Além do Farol de Mãe Luíza, o Rio Grande do Norte abriga também o Farol do Sol, localizado na cabeceira da foz do Rio Potengi, o Farol do Calcanhar na cidade de Touros a 96 km de Natal, Farol da Pança no município de MaxaranguapeFarol de São Miguel do Gostoso a 444 km de Natal, Farol de Areia Branca a 330 km da capital, Farol de Macau e alguns faroletes.

Farol do Sol
Construído para orientar os navios de grande porte que chegam a Natal entrando pelo Rio Potengi para o Porto de Natal.

Farol do calcanhar - Touros -RN
Construído em 1912 o Farol Calcanhar continua a brilhar. "Calcanhar" é o segundo maior farol do Brasil. Tem 62 metros de altura e 298 degraus. Foi, na data da sua construção, o maior farol do mundo em concreto, devendo ser nos tempos atuais o sexto maior nesse material, estando incluído juntamente com o Farol de Mãe Luíza entre os 26 maiores do mundo Fonte: Roberto Patriota.

A construção teve início no dia 8 de abril de 1912, com a presença do 1.º tenente-da-armada Tilemon Fontes, Capitão dos Portos interino, e terminou na administração do capitão-tenente Romero de Araújo, tendo vindo do Rio de Janeiro, a fim de receber e inaugurar o Farol. Seu alcance luminoso é de 25 milhas em tempo claro.

Farol da Pança
O local foi palco de diversos naufrágios, devido à formação abrupta dos arrecifes e à pouca profundidade do mar.

Farol de São Miguel do Gostoso
São Miguel está situada em área de abrangência das rochas metamórficas que compõem o embasamento cristalino, de idade Pré-Cambriana superior, variando entre 600 milhões e um bilhão de anos, onde predominam rochas de diversos tipos, cuja coloração varia de cinza a rosa, como o granito. A superfície plana, formada por processos de pediplanação, é a predominante em território do município.

Farol de Areia Branca
A cidade de Areia Branca é conhecida pelas suas belas praias paradisíacas de areias brancas, dunas e falésias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário